Busca no site:

Estudo que investiga avaliação educacional nos cursos brasileiros de Pedagogia antecipa primeiros resultados

Marcela Mara

Pesquisadora Marcela Mara apresenta estudo durante VII reunião da Abave em Brasília

Deve ser concluído até dezembro deste ano o estudo que está sendo conduzido na unidade de pesquisa do CAEd/UFJF para investigar a abordagem da avaliação educacional em larga escala nos cursos de graduação em Pedagogia no Brasil. Resultados preliminares foram antecipados em agosto deste ano durante a VII reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), realizada em Brasília.

De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo, Marcela Mara, “levando-se em consideração as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, torna-se importante que as instituições de ensino superior (IES) que oferecem esse curso estejam alinhadas à abordagem da avaliação educacional em larga escala em seus programas de ensino, visando à melhoria na qualidade do ensino que será oferecido pelos futuros profissionais”.

O objetivo do trabalho é fazer um levantamento dos currículos praticados nos cursos presenciais de Pedagogia, públicos e privados, para verificar a apresentação do tema “avaliação educacional” e, mais especificamente, investigar a formação dos futuros educadores em relação ao conteúdo da avaliação educacional em larga escala nos referidos cursos.

No Brasil, o número das IES que abordam este conteúdo é considerado baixo (31,4%), tendo em vista que essa abordagem está prevista na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Por isso, segundo Marcela, faz-se necessário realizar novas pesquisas visando obter outras informações junto às IES que não participaram deste estudo. “Pretende-se, ainda, realizar uma abordagem mais detalhada nas IES que participaram do estudo (n = 207), buscando conhecer melhor a percepção dos coordenadores, assim como dos professores, acerca da importância desse assunto”, destacou a pesquisadora. Além disso, ela aponta que é importante identificar – nos cursos em que as ementas não estabelecem esse conteúdo, mas cujos coordenadores afirmaram que tal abordagem é realizada – de que forma a avaliação educacional em larga escala está sendo direcionada.

Compartilhe:


Criado em: 22 nov 2013 | Categoria: Notícias |